Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sobre o planejamento do casamento

Antes de começar a falar os detalhes do casamento, vou compartilhar com vocês minhas experiências e como foi minha programação. Foi um dia inesquecível, cheio de emoções e que aconteceu do jeito que sonhamos. Aproveitem cada minuto pois realmente passa rápido e depois fica aquela saudade gostosa, saudades até da correria dos preparativos! Não se estressem com os pequenos detalhes, depois você pode até reclamar de algo que não saiu como queria, mas no dia abstraia tudo e curta a festa.

Muitas vezes ouvimos das pessoas que não vale a pena gastar tanto com a festa de casamento, que isso é bobagem, etc, etc. Ignorem tudo que falarem disso, se esse é seu sonho, realize da maneira que vocês podem. O nosso planejamento aconteceu com muita antecedência, quase dois anos, e isso foi primordial para que acontecesse da forma que queríamos. Não tivemos tanta pressa em fechar fornecedores, conseguimos conhecer cada um com calma e fazer a melhor escolha , e conseguimos vaga com muitos concorridos ( aqui em Brasília está difícil achar vaga na agenda de muitos profissionais).

Sobre os gastos, acho que todo mundo deve realizar seu sonho dentro da suas possibilidades. Nossa estratégia ( que nem foi muito planejada, mas começamos a adota-la e funcionou muito bem) foi guardar o dinheiro necessário para o " fornecedor da vez" e pagar a vista, assim dava para ter um poder maior de negociação e conseguir alguns descontos. Além disso, isso dava pausas para não vivermos em função do casamento durante dois anos. A ordem fui eu que estipulei, não segui regra nenhuma. Primeiramente pagamos o salão, ai esperamos alguns meses para juntar o dinheiro para o fotógrafo, e assim sucessivamente. Fechamos os itens primordiais, como salão de festas, fotógrafo, filmagem e música da cerimônia, exatamente nessa ordem. Depois fechamos itens que são mais tranquilos, por exemplo, os doces, decorador e outros que pegam vários casamentos ao mesmo tempo, então eu não precisava ter tanta pressa. Teve item que fechei na semana do casamento! 

Dessa maneira fizemos nosso casamento com o dinheiro que tínhamos, pois a gente sabe que se colocar  tudo que tem por ai o orçamento fica surreal. Noiva não pode ver nada mais bonitinho que já quer para sua festa, e nessa hora a gente teve que ter muito bom senso e pé no chão. Por exemplo, a banda para a recepção.... por muitos meses eu procurei opções, peguei orçamentos, fui em shows para conhece-las, mas colocando no papel, saia muito caro e seria um item que não faria tanta falta. Não estou dizendo que uma banda não é legal, eu acho o máximo e super animado, mas ninguém saiu falando mal da minha festa porque eu tive apenas um DJ. A solução foi contratar um DJ muito bom e com o dinheiro que eu gastaria com a banda deu para pagar toda a lua de mel.

Planejamento financeiro e controle nos gastos são importantíssimos. Lembrem-se que existe vida após o casamento e , mesmo que você ganhe muitos presentes, sempre terá gastos. Gastos para comprar ou alugar um imóvel, para fazer reforma, decorar, etc, etc. Até hoje eu ainda tenho coisas para comprar para a casa, nunca acaba gente. mas isso será assunto de outros posts!

Resumindo, não deixe de realizar seu sonho. Faça um planejamento com o orçamento disponível e programe-se o tempo que for necessário. Para que pressa de casar em 3 meses, se você consegue fazer com calma em um ano?  Para quer inventar de colocar tantos detalhes se você vai ficar com contas para pagar por muitos meses depois do casamento?? Também não adianta sofrer porque sua festa não terá a última novidade do mercado,  ou se a cor da fita deixou de ser rosa seco e saiu rosa claro, quem te quer bem não vai perceber esses detalhes e sair falando mal da festa! 


O principal da festa é a felicidade e o amor dos noivos! O carinho e a energia que recebemos nesse dia é incrível, são tantos convidados que se deslocam especialmente para dividir esse momento único, tantos desejos de amor, felicidades e tudo que tem de bom. É muita emoção que é até difícil colocar em palavras! 



Só posso agradecer a Deus pelo nosso dia perfeito, ao companheirismo do marido que me ajudou em tudo nos preparativos, aos meus pais que viveram esse sonho junto conosco e aos amigos que participaram e fizeram desse dia um dia memorável! 


E para comemorar nosso primeiro mês de casados (que foi na semana passada), nada como passar o feriado no nosso caribe brasileiro: Maceió! 




Beijoss

Naty

27 comentários:

  1. Adorei o texto e realmente, tem que se planejar direitinho pra poder fazer tudo. E parabéns pelas boas de beijinhos! :D

    Fica com Deus flor! :*

    ResponderExcluir
  2. Ai Nat... sinceramente? foi inspirador e providencial esse seu post.
    Ando numa agonia para fechar salão, fotografia, filmagem e decoração, com medo de gostar demais de um fornecedor e ele não ter mais nossa data, que só Deus sabe o drama que está!
    Preciso respirar fundo e deixar que Ele tome as rédeas desses preparativos, afinal de contas, é um sonho e muito dinheiro envolvido!
    #desabafei
    kkkkk

    Beijos e sejam muuuuuuuuuuuuuito felizes!


    http://simaceito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga, todos os seus conselhos foram muito importantes para mim e são super verdades. Seu casório foi lindo e o DJ realmente não deixou nada a desejar, fiquei até a última música na pista de dança kkkkk Vcs foram para Maceió? Que máximooo!! Mais uma vez, parabéns pelo primeiro mês de casada, que vcs sejam muitoo muitoooo felizes sempre!! Bjo Marília www.mariliaeclaudio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Naty, seu texto veio na hora certa! quase como um calmante..srsrs...muito obrigada!

    Felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo !!!

    Não adianta dar uma passo maior que a perna né ???

    Pelas poucas fotos postada, já pide perceber o quanto seu casamento foi maravilhosO !

    :)

    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo Nat!
    Tem que bom senso, não adianta querer fazer igual aos outros, cada pessoa tem prioridades e orçamentos diferentes. Tem que ser vivida a realidade de cada um.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oba oba! Tava aqui na minha terrinha linda! =)
    O que acharam? Choveu aqui? Eu viajei pro interior de Alagoas, mas é praia tbm! Lá choveu um pouco...
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Naty!! Um mês passa rápido, né?
    Tudo que vc disse é verdade!! O mais importante é a gente viver o nosso momento!! =)

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post! Me vi nisso, sério. Tbm marquei meu casamento com dois anos de antecedência e to escolhendo a dedo cada fornecedor. Não somente pela qualidade, mas obviamente pelo custo x benefício!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Aai vi algumas fotos no face..
    estava lindona!!!!!!
    To louca p ver todas as fotos!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Concordo com cada palavra!!!
    Inclusive com o caribe brasileiro!!!
    Lindo de viver!!
    Felicidades!! ;D

    ResponderExcluir
  12. Você tem razão. Também estou tentando fazer assim. Um fornecedor por vez.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, amei esse seu post! *.*
    Sua dicas foram ótimas, ler textos assim nos ajudam a refletir e manter o pé no chão, obrigada!

    Um lindo final de semana pra você, bejos =*

    ResponderExcluir
  14. Naty querida! Kd vc? Estou com saudades!
    Espero que esteja tudo bem!!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Aném pq vc sumiu??to doida pra ver como foi seu casório!!
    volta!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu post e as dicas!!! Eu tô meio que fazendo assim tb, começamos pensando em casar daqui a 1 ano, já virou 1 ano e meio para podermos fazer tudo que queremos. Adorei a idéia de ir juntando e pagando cada fornecedor aos poucos e a vista para barganhar!!
    Estou te seguindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Linda, estou te seguindo!

    Já conhecia seu blog, mas só agora criei o meu!

    Um beijão
    =****

    http://nossomesdemaio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas!!

    bjss e parabéns!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Naty, muito bacana seu texto!
    E adorei todas as fotos que vem postando.
    Bjocas
    Daia

    ResponderExcluir
  20. Naty, manda um email pra mim no realizandoumsonhoembh@hotmail.com, tô precisando falar com você.
    bjocas

    ResponderExcluir
  21. Naty, queria tanto ler o seu casei, desistiu de fazê-lo?
    Espero que não. Bjokas.

    ResponderExcluir
  22. Naty, cadê o seu casei??
    ansiosa pelos seus relatos :)
    beijos

    ResponderExcluir
  23. olá, tenho visto seu blog e só hoje vim ler com calma e to amando.

    gostaria de dicas suas, sou cerimonialista e vou fazer um casamento onde o noivo é cadeirante, poderia me dar alguma dica?

    há não posso deixar de parabenizar pela vida.

    vida é o que vc transmite.

    obrigada por essa lição de vida.

    shalon e felicidades.

    amei o post.

    estou te seguindo me siga tb...bjx

    ResponderExcluir
  24. Naty,

    Como vc esta? desistiu dos relatos? Gostava tanto de ler sobre os preparativos... agora queria saber como foi tudo no dia...

    ResponderExcluir
  25. Que delícia, Maceió é linda neh?!

    Respondi sua pergunta lá no blog
    http://lookday.blogspot.com.br/2011/07/duty-free-ezeiza.html?showComment=1370214027541#c860630607957588311

    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  26. Imagina querida, espero ter ajudado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Acho tão triste quando uma noiva não faz o casei. Acho que é até respeitoso com quem leu o blog por um tempo, além de ajudar as outras noivinhas. Abraço

    ResponderExcluir